top of page

Análise: Canaã

1.    Enredo da obra:
É iniciada a narrativa da obra sempre focalizada na personagem imigrante Mikau desde a sua chegada ao Brasil em busca de emprego como até o momento em que conhece Lentz, embora sejam de personalidades e ideias bastante distintas acabam por estabelecer uma amizade que se desenvolve ao longo da obra. Em muitos dos diálogos entre essas duas personagens é percebida a distinção de cada um, uma vez que Mikau apresenta anseios bastante simples, sem grandes pretensões o que chega a conferir na obra um tom, em certas partes da história, socialista, enquanto que Lentz possui uma visão dita como superior em relação a países como Brasil, pois considera a impossibilidade de haver alguma cooperação entre essas duas etnias para que haja progresso em qualquer área. 
O foco da narrativa começa a mudar a partir do momento em que Mikau conhece em uma festividade que havia entre os colonos, a personagem Maria Perultz, por quem se comove por sua história de vida conturbada. 

Gabriel Pantoja

Durante inúmeras situações vividas pelas personagens ocorrem de Maria ser presa e fazer como que Mikau, ao serem esgotadas todas as possibilidades de liberdade de sua amada, planeje um plano de fuga para os dois, considerando a impossibilidade de conviverem na região, e é nesta parte da obra que se revela o caráter socialista da obra ao ser declarado por Mikau que haveriam de fugir para um local onde “os homens fossem felizes”.

 

2.    Personagens:
         ° Mikau
         ° Von Lentz
         ° Maria Perultz
         ° Jacob Muller
         ° Senhor Felicíssimo

 

3.    Espaço
A narrativa desenvolve-se no estado do Espírito Santo, mais precisamente na cidade de Porto Cachoeiro, além de ser bastante bem detalhada a exuberante floresta brasileira bem como as suas paisagens.

 

4.    Foco Narrativo
A obra é narrada em terceira pessoa do singular, considerando ainda que o narrador seja onisciente. Destacam-se ainda as características do narrador como uma pessoa preocupada em esmiuçar os detalhes do sentimento de cada personagem para serem transmitidos ao leitor.

 

5.    Tempo
 A ordem dos fatos apresentada no romance segue uma cronologia dos fatos que por vezes busca artifícios de volta no passado para complementar algum fato presente ou buscar certo auxílio, para retomada de algum acontecimento relevante.

 

6.    Verossimilhança
É destacada a época em que o Brasil estava no começo da República mais especificamente ao grande quantitativo de grupamentos imigrantes que chegavam ao país em busca de trabalho, principalmente para abastecer a mão de obra nos cafezais.

 

7.    Objetivo da obra
Focalizar na perspectiva dos imigrantes que chegavam ao país, bem como tecer uma leitura sobre a composição dos povos que estavam sendo atribuídos ao território. 
 

 

© 2016 - Criado pelo 2º ano de Eletrônica da Fundação Matias Machline |   Política de Uso

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
bottom of page