Estilo Literário: Euclides da Cunha
Euclides da Cunha como se sabe dele, foi um autor que escreveu várias obras, porém a obra onde ele mais foi reconhecido sem dúvidas é a do livro “Os Sertões”. Esta obra não foi reconhecida só aqui no Brasil, mas sim por muitos outros países tanto é que “Os Sertões” foi traduzido para nove línguas. Seu estilo literário é mais bem interpretado nesta obra. Esta obra retrata a Guerra dos Canudos, que foi liderada por Antônio Conselheiro contra o Exército Brasileiro.
João Victor
Os Sertões é considerada uma obra pré-modernista e seu estilo é um tanto conflituoso, angustiado e torturado, onde tem-se a impressão de sofrimento e luta. O autor faz uso de muitas figuras de linguagem, às vezes, fazendo o uso de diversas construções gramaticais formais. Além dessa, suas obras possuem caráter interdisciplinar, ou seja, servem como referência para diversos campos do conhecimento, como História, Geografia e Sociologia.
Nas obras de Euclides da Cunha era dada uma forte individualidade, mas essencialmente eram marcadas por duas características comuns que seriam: o Conservadorismo, onde eram trazidos em sua estética os valores parnasianos e naturalistas, e a Renovação onde era demonstrada a íntima relação com a realidade brasileira e as tensões vividas pela sociedade do período. Devido ao seu estilo dramático, suas obras se constituíam em uma denúncia que normalmente era em relação às desigualdades sociais presente na sociedade brasileira.