Inspirações Estéticas - Vanguardas Européias

Durante muitos anos, o principal objetivo da Arte era expressar de forma interpretativa a realidade social, moral ou econômica da época. Com os avanços tecnológicos ocorridos no século XIX, principalmente no continente Europeu, havia uma nova perspectiva do mundo em relação os meios em que viviam. Dessa forma, as vanguardas europeias surgem como um rompimento entre o realismo expressionista “chato”.
Dentre os movimentos vanguardistas mais importantes cita-se:
-
Fauvismo: esse movimento baseia-se em expressar objetos e formas não abstratas concebidos na harmonia e desarmonia do uso de cores fortes, cores vivas e impactantes. O objetivo desse ramo artístico era provocar sensação de aparência de formas de acordo com a percepção do observador.
-
Expressionismo: embora as cores também sejam o mecanismo de demonstrar o representado, a mudança ocorre no cenário, no que é representado. O foco é transparecer uma dramatização da cena, da emoção e da subjetivação. Descreviam a sociedade começando a adotar os meios abstratos de expressão artística.
Leonardo Kataki



-
Dadaismo: este demonstra um compromisso mais concreto mais firmado entre o artístico e o abstrato. Baseia na transformação de formas e objetos comuns em totais expressões do artístico humano. O lema era transformar coisas comuns e simples em algo inovador e que transmita a mensagem desejada. Surgiu como uma forma de “zombar” dos críticos de artes e demonstrar o quanto eram atrasados e chatos os recursos de representações da realidade. O próprio nome do movimento baseia-se a aleatoriedade e na incompreensão.


-
Cubismo: esta vertente tende a destruir o espaço de forma a desfigura-lo e reconstruir tudo baseado em pontos de vista da obra, ou seja, de forma pessoal e subjetiva, já atrelada ao abstrato. Para isso, eles usavam figuras geométricas para simplificar a representação da paisagem, para reconstruí-la.


-
Futurismo: assim como as demais vanguardas, esta buscava a aceitação de uma nova forma de representação no ramo artístico. Sua tendência era a exaltação ao futuro, ao novo, ao tecnológico e ao movimento. Por isso, os quadros produzidos com este intuito apresentam borrões e formas desfiguradas para transparecer a ideia de constante rapidez e progressividade.


-
Surrealismo: considerado o mais importante dentre todos, o surrealismo busca representar de forma subjetiva a representação dos sonhos e de fantasias humanas. Era a vertente que realmente focou em transmitir o abstratismo do cenário, muito além da representação do existente e do imaginável. As obras possuem significados aparentemente paradoxais, porém a interpretação do cenário apresenta muitas vezes uma mensagem social de distopia e reflexão.

