top of page

Lição de Ética

     Bruno tinha dez anos e, frequentemente, ia pescar com o seu pai no lago junto à casa de campo de sua família.  Na época das férias escolares, a temporada de pesca estava proibida para certos tipos de peixes para que acontecesse a reprodução dos mesmos e só seria liberada na semana seguinte, então ele e o pai saíram pela manhã para pescar os que não estavam proibidos. 
    Bruno amarrou no seu anzol uma isca e começou a arremessar na tentativa de pegar o peixe, quando o caniço vergou, ele percebeu que algo havia fisgado a isca, algo enorme e pesado, tanto que teve que pedir a ajuda de seu pai que admirava o filho enquanto ele puxava o peixe. Finalmente, com cuidado, ele retirou o peixe da água e era maior do que imaginava, porém o tipo que ele havia retirado da água, a sua pesca era proibida.

    O pai de Bruno olhou para o filho e depois para o peixe.
-Você tem que devolvê-lo, filho. - Disse ele.
-Mas, pai, foi tão difícil de tirá-lo da água. - Reclamou o filho.
-Filho, você estará fazendo algo ilegal se não devolvê-lo, aparecerá outro.
    Bruno olhou ao redor, não viu ninguém, mas percebeu que mesmo sem ninguém por perto, Bruno sabia, pela voz do pai, que a decisão não era negociável. Retirou o anzol do peixe e o devolveu à água. Depois do ocorrido, Bruno pensou que jamais veria peixe tão grande quanto aquele.
    Faz vinte anos que isso aconteceu, Bruno agora é um grande engenheiro e sempre que pode, visita a casa de campo de sua família e leva sua filha para pescar no mesmo lago. Bruno estava certo, nunca mais vira um peixe tão grande quanto aquele, mas não se arrepende pois foi através daquele ocorrido que realmente percebeu o valor da ética.

Anna Rebecca

© 2016 - Criado pelo 2º ano de Eletrônica da Fundação Matias Machline |   Política de Uso

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
bottom of page