top of page

Lista de Filmes

Dando sequência à primeira lista de filmes que compartilhamos aqui, com temática do Pré-Modernismo, esta será mais filtrada: Teremos como foco o escritor Lima Barreto, que por meio de suas narrativas consistentes que procurava mostrar a sociedade preconceituosa brasileira, quis dar voz às pessoas de sua raça, de sua cor.

 

   1.Quanto Vale Ou É Por Quilo? (Sérgio Bianchi)

  O filme é composto por duas narrativas paralelas: uma no brasil colonial e a outra no brasil dos dias atuais. Foi feito desta maneira para fazer uma comparação do preconceito que existe hoje com a escravidão do século XIX, mostrando que é real e que possui uma base secular e histórica.

   É um filme crítico, com cenas fortes e pode-se dizer, importantíssimas para entender a raiz de tudo que é passado hoje em dia. É importante ressaltar a cena em que uma negra está fugindo da senzala e é pega por um capataz e em paralelo com isso, jovens marginalizados fugindo da polícia.

   2.Bróder (Jeferson De)

Filme de estreia do diretor, conta a história de três personagens da periferia de São Paulo. Ele basicamente quer mostrar o destino sem muitas opções dos jovens que vivem nessa situação.

Macu é criminoso, porém amigo da comunidade, faz o que faz para pagar sua dívida, quebrando estereótipos. O segundo é Jaiminho, que conseguiu subir na vida virando jogador de futebol profissional para o time da Espanha. E por último temos o Pibe, que vive entre os extremos: não virou criminoso nem ficou rico jogando futebol, teve um filho e assumiu suas responsabilidades como pai recebendo um salário miserável.

O objetivo do filme é mostrar a importância da formação, a importância do ensino que não é dado de forma correta para as crianças da periferia.

Bruna Santos

    3.  A Negação Do Brasil (Joel Zito Araújo)

  É um documentário que fala sobre a luta dos atores negros nas novelas televisivas no Brasil, pois não possuíam reconhecimento nem REPRESENTATIVIDADE.

  Possui depoimentos de grandes atores como Milton Golçalves e Ruth de Souza, coisa que engrandece e afirma ainda mais a temática do documentário. Quero ressaltar uma parte em que é contado a situação da novela A Cabana Do Pai Tomás, que seria passada em horário nobre: selecionaram alguns atores negros, mas para o personagem principal (que é negro) o papel foi dado para Sérgio Cardoso, ator branco que usou maquiagem e tampões no nariz nas gravações para assemelhar-se com um negro.

  O diretor mostra o processo de identidade ética dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do pais, que antes era retratada de forma negativa e repleta de estereótipos.

#ValorizeOCinemaBrasileiro

© 2016 - Criado pelo 2º ano de Eletrônica da Fundação Matias Machline |   Política de Uso

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
bottom of page