Poucos sabem, mas no dia 19 de agosto é comemorado o Dia da Fotografia. Neste dia, são prestadas homenagens a renomados fotógrafos para que sejam estimulados a continuar suas produções continuamente. Mas o que faz dessa máquina de captar luz uma importante forma de expressão?
Desde sua invenção, a máquina fotográfica vem capturando muito mais que apenas uma paisagem, mas eternizando momentos marcantes da história da humanidade. Ou seja, ela capta o que tudo aquilo que a literatura nos descreve de forma visual, mostrando os costumes, estilos e tradições de uma época que não pode ser vivenciada por nós. Através desta, também, pode-se guardar lembranças do passado e de momentos marcantes de nossas vidas.
Para que essa Data receba sua devida atenção (mesmo que um pouco atrasada), organizamos um mix de fotografias marcantes do cenário brasileiro dos séculos XIX e XX, época em que a recém nascida fotografia já demonstrava seu caráter delator de um Brasil em plena transição social, política e econômica.
Leonardo Kataki

Máquina fotográfica: registrando momentos marcantes desde 1833
Jornal Carioca anuncia Abolição da Escravidão, prevista pela Lei Áurea assinada pela Princesa Isabel do Brasil.

Princesa Isabel do Brasil

Foto de marinheiros cariocas antes da eclosão da Revolta da Chibata

Militantes da Guerra de Canudos


Dom Pedro II e sua esposa

Oswald Cruz e a Revolta da Vacina

A Borracha Amazônica sendo extraída por seringueiros

Cangaceiros pernambucanos, incluindo Lampião

Graça Aranha na foto dos participantes da Semana de 22

Monteiro Lobato em 1920
