Não é brincadeira, é real

Preconceito é um sentimento hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio; intolerância.
Jéssica era bem reservada, não ria muito, era o seu jeito, andava com um grupo de colegas mas a sua opinião quase sempre era diferente da maioria e sempre que tentava opinar levava a mesma frase como resposta “Jéssica, para de ser do contra, quer ser a diferentona”. Não era desrespeito com a opinião, eles estavam apenas brincando.
Marcos ia todos os dias na igreja, prestar seus votos e orações, seus colegas o chamavam para sair, mas ele não podia pois tinha o compromisso com a sua crença. “Marcos, para de besteira, isso que você diz acreditar, não existe.” Não era intolerância religiosa, eles estavam apenas brincando.
Pâmela era negra, tinha vários sonhos para o seu futuro, estudava bastante, tirava notas ótimas, bem decidida, mas já estava cansava de ouvir dos colegas. “Pâmela, você até que tira notas boazinhas para quem veio da senzala”. Não era racismo, eles estavam apenas brincando.
Carlos era homossexual, divertido, conversava com todos que puxassem assunto, mas no meio dessas conversas sempre tinha alguém que soltava “Você é tão bonito, nem parece que é gay.”, Não era homofobia, eles estavam apenas brincando.
Larissa trabalha na força aérea, era pilota, ia todos os dias ao trabalho, sem faltar, sempre foi dedicada e orgulhosa da sua profissão, mas constantemente ouvia dos seus colegas de trabalho “Larissa, a única coisa que mulher sabe pilotar bem é fogão”. Não era machismo, eles estavam apenas brincando.
O que mais temos ouvido é a frase “Calma, era só uma brincadeira.”. Se realmente queremos que nossas crianças se formem adultos mais preparados para as injustiças que o mundo já possui, devemos entender que nenhum tipo de “brincadeira” vale a dor de alguém, Uma brincadeira em que nem todos se divertem, não pode ser considerável algo amigável. Já somos capazes de saber que nem tudo são flores, e nem tudo é só uma brincadeira.
Anna Rebecca