top of page

O Brasileiro Presunçoso

      Em um livro antigo, Willian Martins afirma que o Paraná é um Brasil diferente. Essa afirmação não se dá pelos costumes, clima e aparência, mas pelo fato de que os paranaenses são mais humildes e interessados em aprender comparados ao resto dos brasileiros, tagarelas e presunçosos, que opinam sobre tudo sem estudar sobre nada.
       Hugo de São Vitor, um dos maiores educadores da Idade Média, enfatizava a humildade no aprendizado. Humildade significa aprender o que é real. O culto universal da juventude obscureceu essa verdade óbvia a ponto de se achar natural esperar que com cerca de 15 ou 18 anos, todos possuam opinião sobre tudo e aquele senso de razão e independência em relação a nossos pais e avós. Devido a essa crença, acredita-se que todos os movimentos totalitários e genocidas dos últimos anos – nazismo e fascismo, por exemplo – foram pura criação de jovens de militância errônea colhida em universidades muitas das vezes.

Cláudio Saymon

O culto da juventude traz o desprezo ao conhecimento verdadeiro: se, ao sair da adolescência, possuo na cabeça meus valores e ideais já formados, para que continuar pesquisando, estudando e conhecendo?
          No Brasil, tal consciência enraizou-se tão profundamente que já parece impossível extirpá-la. Como consequência, a maioria dos jovens veem as realidades mais óbvias e creem que possuem o divino direito de julgar homens e mulheres, seus problemas e realidades. Além de conhecimento verdadeiro, falta a eles até mesmo o senso de distinção entre o certo e o errado, sem contar a péssima capacidade de argumentação impessoal.
          Poucos jovens sabem hoje, portanto, distinguir princípios gerais de tomadas de posição sobre argumentos específicos. Adaptam opiniões sobre isso ou aquilo e criam conclusões que, muitas das vezes, acabam deturpando a verdade dos fatos. 
          Infelizmente, encontrar pessoas com tais características não é algo difícil. De difícil explicação, a falta de interesse e o tal desrespeito ao conhecimento são ainda um mistério sem muitas causas embasadas, porém com consequências verdadeiras.

© 2016 - Criado pelo 2º ano de Eletrônica da Fundação Matias Machline |   Política de Uso

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
bottom of page